segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O doping e a nobreza no esporte


Sorriso simpático do novo inimigo dos
defensores da nobreza do esporte


O Danilo tratou um dos aspectos do caso de doping do Rashard Lewis no seu último post, mas eu acho que o assunto é tão complexo que merecia um texto só sobre isso.

Devemos começar entendendo o caso do Rashard Lewis em si antes de vermos o caso do doping em toda a NBA. Ele foi pego por ter tomado um composto chamado DHEA, que não é em si uma substância ilegal. Ela se torna, depois de ingerida, androstenediona, que depois se transforma em testosterona, substância essa achada além do nível permitido no teste do Rashard Lewis.

Segundo a lei americana, por mais características de esteróides que a substância tenha, é considerada um suplemento alimentar, por isso é encontrado em lojas do ramo. O Rashard Lewis diz que apenas tomou um suplemento, sem a intenção de melhorar desempenho.

Pela WADA, a Agência Mundial Anti-Doping, o DHEA é considerado um tipo de esteróide e por isso é proibido. As discrepâncias entre as leis nacionais e as leis anti-doping, portanto, fazem com que substâncias proibidas para a prática do esporte sejam tão facilmente encontradas em qualquer lugar.

Um médico entrevistado pelo jornal Orlando Sentinel diz que o produto não é lá muito eficiente na hora de melhorar o desempenho de um atleta do nível de NBA. Essa opinião reforça a idéia de que o Rashard Lewis foi apenas descuidado e não é alguém que se dopa regularmente para melhorar o desempenho. Segundo o mesmo médico, existem até substâncias de características semelhantes e que dão um resultado muito maior, se o Rashard foi infiel aos princípios do esporte, foi burro ao fazê-lo dessa forma tão ineficaz.

O Shaquille O'Neal deu uma entrevista recentemente à rádio da ESPN dizendo que acredita que o Rashard simplesmente deu azar. Ele diz que muitos jogadores da NBA, incluindo ele mesmo, vão nessas lojas de suplemento esportivo e simplesmente compram qualquer coisa que tenha um rótulo bacana que diga alguma coisa que eles querem. "Se diz que emagrece a bunda gorda em dez dias, compramos, mas agora teremos que ter mais cuidado depois desse caso", em uma tradução livre do que o Shaq disse.

O testosterona é uma das formas mais antigas do doping, foi famosa nas décadas de 70 e 80 junto com os anabolizantes e eram bem óbvios em atletas de esportes femininos. Testosterona é um hormônio masculino e se tomado por mulheres resultam em algumas características masculinas. Em caso famoso, nas olimpíadas de Montreal em 76 as nadadoras da Alemanha Oriental, com estranhas vozes muito grossas, dominaram todas as provas da competição. Quando incomodadas pelas americanas que questionavam suas vozes masculina, as alemãs responderam "Nós viemos para nadar, não para cantar".

Na NBA, onde todo mundo tem voz grossa, principalmente o Mutombo, não é tão fácil perceber quem toma e quem não toma. Para isso existem os exames anti-doping. Na NBA eles são feitos 4 vezes por temporada, sem aviso prévio da data, em cada atleta. Para muitos críticos é muito pouco, mas a maior crítica está no fato de que não são feitos testes durante a offseason, entre junho e outubro. Para alguns médicos seria tempo o bastante para o atleta usufruir de algumas substâncias que tem poder a longo prazo e ao mesmo tempo se ver livre dos rastros dessa substância quando a temporada começar.

Certa vez o Nowitzki deu uma entrevista a uma TV alemã dizendo não conhecer nenhum envolvido com doping na NBA mas que "alguém pode provar que ele está errado", seguido de um sorriso que pode ser interpretado de várias maneiras.

É comum ver jogadores, principalmente os mais jovens, mudarem bastante o corpo entre uma temporada e outra. Eles chegam magros das universidades, encorpam um pouco antes da sua primeira temporada e para a segunda aparecem já com aquela cara de jogador da NBA. Eles dizem que é apenas musculação e ninguém tem como provar o contrário, mas a falta de testes nesses meses deixa um espaço amplo para as suspeitas.

Só que, embora estejamos falando de esteróides, de homens mais bombados e de mulheres másculas, isso é coisa antiga. O doping não é mais só isso, hoje em dia as drogas de melhoria de desempenho podem ser simplesmente para melhor respiração, ganho de potência, recuperação rápida depois de esforço físico, diminuição de peso, etc. O ciclismo, esporte em que mais se fala em doping, é a maior prova de que um cara não precisa ser do tamanho de um armário para estar dopado.

Os testes feitos pela NBA não são controlados pela WADA. A Liga, assim como praticamente todos os esportes americanos, tem sua própria política anti-doping. O David Stern, inclusive, já criticou abertamente a WADA depois de como foi conduzido o caso do ciclista Floyd Landis em 2006. E assim como os testes são outros, a lista de substâncias proibidas é outra e as punições também.

Alguns podem dizer que a punição foi branda para o Rashard Lewis mas ela segue o padrão da NBA. São 10 jogos de suspensão na primeira vez em que se é pego, 25 jogos de punição para a segunda fez, 1 ano de suspensão na terceira vez e o jogador sai da NBA na quarta. O caso do Chris Andersen, banido por dois anos, não se aplica a essa regra porque envolvia uso de drogas ilícitas socialmente, não de melhoria de desempenho esportivo.

Nos EUA, porém, quando o assunto é problema com doping o esporte que vem à tona é o baseball.

Há alguns anos a MLB, liga profissional de baseball, viveu um drama descomunal quando inúmeros jogadores foram acusados de doping. A maioria dos casos acabaram se revelando realmente verdadeiros e ídolos do esporte, que poucos anos antes tinham quebrado recordes históricos de home runs, como Barry Bonds, Marc McGwire e Sammy Sosa, ficaram marcados como dopados e seus recordes ganharam um asterisco.

Para o colunista da CBS Gregg Doyel, que cobria o baseball na época em que McGwire e Sosa começaram a quebrar recordes usando substâncias ilegais, a imprensa americana do basquete sofre do mesmo problema que eles sofriam na época que cobriam o baseball no final dos anos 90: são ingênuos. Vêem os jogadores com físico absurdo, vêem poucos casos de doping revelados (foram apenas 6 desde 1999 na NBA) em um mundo esportivo empesteado com casos todos os dias e acham que isso acontece porque no basquete é diferente, é um mundo "sem a cultura do doping".

O mundo do esporte é realmente entupido de casos de doping. Uso aqui um exemplo dado na matéria "Atletas, dopai-vos" da Dorrit Harazim na revista piauí número 23. A matéria é simplesmente espetacular e trata de vários campos da discussão do doping. Usarei alguns trechos de entrevistas que estão na matéria aqui, mas o ideal é ir lá depois e ler a matéria inteira.

O exemplo dado no início da matéria para mostrar como funciona o mundo do doping é dado pelo fisiologista molecular H. Lee Sweeney. Ele trabalha há anos tentando fazer com que camundongos alterados geneticamente ganhem massa muscular mesmo sem fazer exercícios físicos. A intenção é aplicar esses conhecimentos em humanos com distrofia muscular.
Porém, as primeiras ligações que ele recebeu foram de fisiculturistas, levantadores de peso e técnicos e atletas de outras modalidades esportivas que queriam participar de testes mesmo depois de terem sido alertados de que existiam até riscos de morte.

O que leva os atletas a se doparem é bem óbvio: resultados. A grande maioria dos atletas profissionais que chega às grandes competições passa por muitos estágios difíceis e só chega longe por ser obstinada a vencer. Geralmente os que se vêem satisfeitos em competir não chegam longe. Os que chegaram longe também sabem que não chegaram lá só por causa de esforço, chegaram porque o esforço rendeu um resultado. De nada adiantariam as mesmas horas de treino se não rendessem títulos ou medalhas depois. Sem títulos não tem patrocínio, técnicos interessados, clubes interessados e etc.

Porém, nem todos podem vencer, questão estatística. E no desespero por algum resultado se aposta em qualquer coisa, até no doping. Um atleta que veja a si mesmo em vias de perder sua carreria de atleta, à qual dedicou tanto tempo, é uma boa vítima para quem quer vender algum produto e ainda depois lucrar com a vitória. Em um mundo em que o esporte se tornou algo tão grande como negócio e na vida dos atletas, que tem que se dedicar integralmente, o doping tem uma entrada mais fácil.

Mas tudo bem, o doping é comum e sabemos porque existe, mas há uma pergunta mais importante a ser feita atualmente: por que ele é errado?

Os que defendem o anti-doping acima de tudo dizem que lutam pelo esporte limpo, justo, sempre com o culto do amadorismo, da superação humana. Mas ainda há espaço para isso atualmente? Faz sentido defender isso hoje em dia?

Primeiro porque estamos chegando na era do doping genético, a própria WADA acredita que o momento desse tipo de doping está chegando (se ainda não chegou e eles não sabem) e contra ele os testes anti-doping são dificílimos, os atletas podem passar impunes.

Em segundo lugar e mais importante, transformar o esporte nessa atividade pura seria colocar o esporte como algo à parte da sociedade da qual ele faz parte. A matéria da piauí coloca essa questão nas palavras do professor de política comparada da Universidade de Michigan Andrei Markovits:
"Me horroriza este ambiente inquisitorial à la Torquemada que cerca a questão do doping hoje em dia. Podemos tomar Viagra, antidepressivos, essa pílula, aquela outra - tudo o que quiser. Só os atletas não podem. E por quê? Devido ao ultrapassado ideal de amadorismo e virtude no esporte - conceitos desenvolvidos pela classe dominante inglesa de Oxford e Cambridge, no século XIX".

Markovitz pode parecer exaltado e exagerado, mas traz à tona boas questões. Essa nobreza do esporte ainda faz sentido hoje em dia? Ela não funciona apenas como discurso para nos emocionar e valorizar o esporte enquanto mascara como nossa sociedade realmente funciona? Afinal, hoje somos uma sociedade movida a lucro e resultados em que tomamos remédios se queremos deixar de ficar tristes para ficarmos felizes e simplesmente diminuimos o tamanho do nosso estômago se queremos ficar mais magros.

Na mesma matéria é citada uma entrevista do Sylvester Stallone dada à revista Time, em que ele não só diz ter usado o HGH, um hormônio de crescimento proibido pela WADA, como diz que recomenda a testosterona para todos com mais de 40 anos porque faz muito bem à sua saúde. Como deixar o esporte e os esportistas de fora de uma sociedade que cada vez mais apela à farmácia na busca de qualquer coisa? Até empresários, jogadores de pôquer e músicos tem usado drogas que aumentam seu poder de concentração. Apenas os esportistas são considerados vilões quando tomam algo para melhorar seu desempenho.

E ao mesmo tempo alguns esportistas sofrem intervenções que melhoram sua qualidade como praticantes do esporte, mas que não são consideradas doping. O Tiger Woods fez uma operação para ficar com a visão perfeita, enquanto na NBA o Gilbert Arenas usa câmaras hiperbáricas para simular grandes altitudes, criar mais glóbulos vermelhos e melhorar sua resistência física. Tudo isso não só altera o físico do atleta como é caro e não está disponível para todos. Isso sem entrar no polêmico assunto dos maiôs na natação, em que parece haver, em paralelo à disputa dos atletas, uma competição entre empresas de material esportivo.

Isso tudo foi para fazer a gente pensar um pouco na questão do doping que é vista tão "preto-no-branco" pela crítica esportiva em geral. Acho que esse texto serve para entender como funciona o doping na NBA, no esporte em geral, no caso do Rashard Lewis e principalmente para começarmos a pensar no assunto como um todo ao invés de simplesmente fazer a parte mais fácil que é demonizar o atleta e culpar penas brandas.

Se nem sabemos direito mais o que é doping e qual é o real papel do esporte na sociedade atual (negócio ou nobreza?), não podemos sair disparando críticas para todo lado. Para fechar acho que sou obrigado a terminar da mesma maneira que a Dorrit Harazim finalizou a matéria que inspirou esse texto, com a definição de esporte pelo historiador Christopher Lasch:

"O esporte, do qual os Jogos Olímpicos representam o apogeu, mistura talento, inteligência e contentração máxima de propóstio - numa atividade que em nada contribui para o bem-estar ou riqueza da coletividade, nem para a sua sobrevivência física. Mas ela é, ao mesmo tempo, a atividade que melhor evoca a perfeição da infância, com regras e limites criados só para aumentar o prazer da dificuldade, e aos quais os participantes aderem por livre e espontânea vontade."

44 comentários:

Carlos Alexandre disse...

Não acredito que nenhum atleta tome esses suplementos só pq a embalagem diz algo que eles procuram. Todo mundo sabe que os atletas de alto rendimento tomam substancias proibidas. Aliás, não só tomam, como tomam com a orientação de um um fisioligista. Pra quem se interessa sobre assunto, aconselho assistir o documentário Bigger Stronger Faster.

Anônimo disse...

Eu acho q naum tem q aceitar nenhum tipo di doping, pq o esporte é pra ver quais são os limites do ser humano, pq c não o esporte naum tem mais sentido. Você quando descide seguir uma carreira tem q abrir mão de certas coisas, isso é pra todas as profissões e o esporte é a mesma coisa.

Werther disse...

os limites dos seres humanos? ateh parece hah! tênis de basquete q ajudam na impulsão, raquetes de tênis mais rápidas, maiôs mais rápidos, chuteiras de melhor qualidade, etc... td isso influencia no desempenho do atleta e o limite do ser humano deixa de existir... soh falta vc me dizer q todos q jogam futebol deviam jogar descalços

Farid Tranjan disse...

Achei muito estranha a parte que o Shaq diz que os jogadores simplesmente entram nas lojas e compram pelas embalagens bonitas. Talvez aqui no Brasil, nas categorias de base do basquete, onde na maioria dos times é cada um por si, até seja assim. Mas na NBA? Com todo aquele acompanhamento? Seria muita irresponsabilidade de um jogador que custa milhões ao time tomar algo sem o devido conhecimento e recomendação dos responsáveis pela preparação física dos atletas...

Mas achei o texto bem interessante, realmente me deu uma outra perspectiva. Mas ainda há uma questão que me incomoda, e foi citada no texto: Se o doping fosse totalmente liberado, talvez o papel social do esporte desapareceria. O garoto pobre, esforçado e talentoso não teria espaço num ambiente no qual os garotos filhos de pais com boas condições pudessem comprar as melhores substâncias, veríamos crianças bizarras de fortes e tomando produtos sabidamente prejudiciais à saúde a longo prazo, enfim, algum tipo de controle deve existir. Não sei a fórmula ideal, mas com certeza proibir tudo ou liberar tudo seja o caminho.

Giovanni disse...

Se a sociedade erra ao se dopar, isso não pode ser desculpa para os atletas fazerem o mesmo.
Como o Farid Tranjan disse acima: "como ficam os garotos pobres"? Os times de futebol tbm fazem exercícios especiais quando vão jogar na altitude (pelo menos já vi o meu Grêmio fazer)e isso não é provalecimento econômico nem nada. Estão suando e dando duro pra chegarem em melhores condições.

André disse...

Viche....este post foi profundo e filosófico...quando tiver um tempinho eu leio a matéria da revista Piauí.

Mas, o que eu acho que deve ser levado em consideração é que a preparação física, em geral, e o doping, em particular, nivelam por baixo o esporte.

Será que é coincidência que na copa de 70 nosso time jogava com cinco "camisas 10" enquanto que hoje ela joga com praticamente nenhum ?

Felipe Jr. disse...

Foda se ..eu nao presciso de nada disso pra se foda.
ahueaheuahuehaeuhaehaeahuehau

Sem brincadeira eu sou contra o dopping em atletas profissionais como disse o texto acima sobre vevermos em um mundo que se dopa...que pelomenos o esporte tente ser "nobre e puro" o quanto tempo ele conseguir...soh pro pessoal se lembrar de certos valores que tanto fazem falta nessa sociedade.

obs* No futebol não prescisariam todos jogar descalços, mas tambem nao deveria ser proibido jogar assim !

Silvano Vianna disse...

Muito bom, por isso sou seu fã....
Depois no e-mail da liga irei fazer mais comentários.
Abraços!

Carlos Alexandre disse...

Não existe anabolizante que forneça talento. A criança talentosa se tornará um adulto talentoso e anabolizado. TODOS os atletas de alto nível tomam algum tipo de anabolizante. O que é feito é tomar essas substancias de forma a não ser pego no antidoping e na quantidade adequada a necessidade individual de cada atleta.

Dead boy disse...

Primeiro, como disseram acima, o doping nivela por baixo o esporte. Daqui a pouco vai ter jogador tomando codeína antes do jogo para não sentir as porradas e fazer mais pontos. Esporte é técnica, primariamente. Força é incidental. Logo, é preciso, sim, dar privilégio à técnica (embora não necessariamente seja preciso desconsiderar a força, que em si também tem muitas qualidades).

Mas este não é o único ponto. Citaram tênis, maiôs e raquetes como elementos que "elevariam o nível" do ser humano. E é verdade. Mas repare que estes elementos preservam a saúde do atleta como um todo. Exceto o maiô, que não preserva nada e está em vias de ser banido.

O problema do doping é que ele traz, sim, prejuízo para a saúde do atleta, seja atacando os rins, o fígado, o coração etc. Sem contar que fortalece os tendões desproporcionalmente e aumenta o risco de lesão.

Então o atleta que NÃO QUER correr riscos a longo prazo tem o direito de competir com outros atletas em nível de igualdade. O esporte não é um vale-tudo.

O cara que quiser correr mais riscos (ou seja, dopar-se pouco se importando com a saúde no futuro) não pode ser privilegiado em detrimento daquele que quer desenvolver seu potencial sem se prejudicar.

Se deixarmos passar o cara que se lixa pra saúde a longo prazo, estaremos ferrando qualquer possibilidade de o atleta técnico, porém não louco, de competir.

Aceitar o doping é como dizer: AQUI SAUDÁVEL NÃO JOGA.

Suplementos e fortificantes considerados saudáveis de modo geral são consumidos, sim, em todos os esportes. Mas as federações estão aí justamente pra definir esse nível de justiça. Estão aí pra dizer: "Algum maluco pode se entupir de anabolizante e ficar fodaço, destruir tudo, sem se importar com o amanhã. Mas esse cara está proibido de competir com quem não está disposto a destruir seu fígado".

É simples assim.

Anônimo disse...

Eu amo esses posts polêmicos... rss, nunca tinha visto uma crise de amigdalite que durasse tanto tempo.

Bom, mas sobre essa coisa toda. Eu acho que ninguém perdoa o fato dos jogadores se doparem porque de certa forma temos os esportistas como heróis. É algo que se mistura muito as olimpíadas da antiguidade. De certa forma essas competições nascem de algo nobre, de uma disputa limpa, nas primeiras olimpíadas, as mulheres não podiam assistir porque os caras competiam nu. Despido de qualquer tênis com amortecedor ou qualquer outra coisa. De certa forma, quando competimos uns com os outros, até mesmo no nosso basquetinho de fim de semana (não sou viciado como vcs que jogam todo dia) ninguém quer vencer na esperteza, nós orgulhamos até de vencer quando nosso time tem um jogador e estamos em desvantagem, e estamos com a mão amarrada nas costas. E esse sentimento que invocamos quando perdemos, "Ah, perdemos porque estavamos com um a menos". Acho que inconscientemente ninguém quer competir com um cara que tem sobre vc uma vantagem que não seja natural. Mas a questão é? Estamos num mundo onde a maioria das coisas que nos são apresentadas já são artificiais. É só olhar a questão dos alimentos transgênicos. Será que quem come soja geneticamente alterada não está tendo uma vantagem sobre min, um doping natural?
O fato de eu morar nos Andes, não significa alguma coisa quando eu quero jogar bola na minha casa? Pombas, que história essa de jogo os andes ser proibido? O litoral é para os fracos.
E o debate por mais engraçado que seja, é filosôfico mesmo. Será que isso não está dentro da esfera dos valores? Os tais valores que tantas pessoas dizem que estão em queda na sociedade pós-moderna. O tema é muito complexo, se vc for analisar a fundo. Os que defendem um esporte sem qualquer intervenção são românticos, e saudozistas? Ou os que defendem que não há mais volta, são aqueles que acham que estamos em uma nova sociedade, com novos valores sendo construídos e que o esporte também deve passar por essa discussão?
Sei lá, mas é nessa hora que eu sinto mais saudades daquele jogo descompromissado de fim de semana, em que todos estão ali mais por diversão do que por competição. E naquela hora é só diversão, é só um jogo. Ou não? Sei lá, muitas vezes não gostamos nem de perder disputa de palitinho.
Tá, tá, eu viajei nessa agora. Vamos voltar a falar de basquete? Cadé o Both Teans Playe d Hard?

Heverton Elias

Niterói disse...

Parabéns, muito mais que um post sobre basquete.

scarface disse...

deadboy...concordo em genero,numero e grau

Anônimo disse...

o doping e errado pq acaba com a saude do atlteta, e nao pq descaracteriza o esporte

Milito disse...

nossa primeiro parabens pelo blog show de bola
e concordo do esporte ser exemplo de superação força e raça de uma pessoa sem estar dopada.
enquanto ao exame de anti-doping da nba, creio que muitos atletas utilizam para melhorar o seu rendimento ao maximo, até pq isso beneficiaria a propria Nba que melhoraria seu "show" e aumentaria o prestigio do melhor basket do mundo, atletas q tem grandes explosão, mais fortes disputadas brigas no garrafão, pulos fora do normal, até pq isso virou uma caracteristica americana já
creio q n deve haver mt rigor ao anti-doping no basket americano

Anônimo disse...

[/url] en ce qui concerne leur apport augmenté contin? ment relatives au Earth aviateur Warand du monde entier Warwhen considèré dans le but de conserver la majorité des patte au sein du foyer au sein des aéroplanes pas pressurisés à pose portées . Vous pensez peut-être ces variations sont extrêmement [url=http://www.uggfr-baileybutton.info]ugg mini bailey button[/url] dépouillée et même ennuyeux . La majorité touchant à ces diverses broches fut offert comment caci écossaise Conservez, par conséquent concernant le ambigu, avec aussi un touchant à toutes ses surexcitation lié en regard superstition, avec nécessité par partnership aux épées honnêtes p la défense au prestataire en votre Intact Révéré, en dehors, concernant la conscience uniquement nombre d’affirmer, Besaces comment escarpé Courtroom faite touchant à fa?on manifeste les meubles comment conclure mais également opportunément de vos ?frais touchant à transaction? comment jeune un amateurs par [url=http://www.uggshortsparkles.com]chaussures uggs pas cher
[/url] chaussures a acquis une réputation universelle, ils peuvent être encore maintenant avec arrive à la majorité des hommes et des femmes.[/p]
[p]Cette capacité ainsi un bon atout concernant [url=http://www.pascheruggclassicfr.com]ugg chaussures pas cher[/url] appréhender l’achat d’au peu un bon ménage . Visibilité [url=http://www.pascheruggclassicfr.com]ugg france pas cher
[/url] le biais de la dirigeant Christian Louboutin Typical . Contrairement à talons aiguilles et d'autres [url=http://www.frclassicuggstocker.info]ugg classic mini[/url] types de chaussures qui ont été comptabilisés parmi les «à la mode» et même la «tendance», ces bottes de marque viennent de traitement mérinos diplôme faites en Australie, qui se trouve être un classique spectaculaire de deux bateaux de laine expérimenté . Il est vraiment cool et branché à utiliser les collants, [url=http://www.frclassicuggstocker.info]ugg classic short[/url] jupes, vêtements ou peut-être short . “Juste vu qu’il passe froid dehors ne permet pas [url=http://www.uggfr-baileybutton.com]ugg jimmy choo pas cher[/url] plus longtemps seulement il est impératif p publier aller votre entière style?, possède déclaré la plupart des analyses théatrales mais aussi l’enseignement primaire considérable . Bien que ces réactions défavorables [url=http://www.uggshortsparkles.info]vente privee ugg

[url=http://www.google.com/recaptcha/api/image?c=03AHJ_VuvJIIvKmreNCAUAHzJvc9RroixlzXXctgXrnvLDvRnCzz10gSwcf9CoxrZcdlPlMwwJBWJBJVdeeRjQdivmUJlpoNDu7pmnJFxwzcHJawnu3mihAeEfXDBvtYRaCrXYXpMSA-9QU3yh_nMz5xuIea7tTpSvbB0lttRGZQQ3bTCyFPZQ6C4]They are beautiful store statement made ugg boots6g[/url]
[url=http://www.google.com/recaptcha/api/reload?c=03AHJ_Vuv5rGYhsg4h_ZoZeGRLqXcb_AOV9TDAN75_zRes0xLOHj0QCcoXOFZUXNDpbk5dW82BLVSn9ykGZ_sq2amt645TbDdkr904wcRMnStNEL0sue-8OSSHojyn0vjvwbqgcet2PJxaTbtJ5rEqeVu_HgK8wfh48miLSH3mDUswJy3WTPY0YV8&k=6Lcq_MwSAAAAAErfEuRRsqqoqBX7z3XZco_SEsSv&reason=r&type=image&lang=en]we are beautiful shop online statement made ugg1f[/url]
[url=http://www.tulibike.com/guestbook.php/action/new]They are beautiful shop online statement made ugg6w[/url]

Anônimo disse...

Dans ce groupe d'âge le jour et partout les hommes et les femmes va tactiques très longs et aussi l'expérience d'une douleur beaucoup pour devenir mentionné entre la "tendance" plus "à la mode", le Royaume-Uni Uggs colle honnêtement [url=http://www.uggbottespaschers.com]uggs pas cher france[/url] comme étant une principale sur le chemin de l'orage.[/p]
[/url] du fra?cheur gratuit en derme au sein de astrakan . Uggs, laquelle se trouve également être repoussé ugh garnis mais aussi un ensemble de garnis ug, se trouvent être aus look relatives au garnis sur la derme relatives au agneau laquelle choisissent cette laine tel que cette doublure intérieure mais aussi notre area extérieure bronzée . Denims se trouvent être entier sans difficulté pas plus longtemps touchant à transporter notre paire touchant à jeans, ils se trouvent être synonymes la création de notre déclaration touchant à look audacieux, sous visionnant chaud mais aussi glamour se trouvent être vraiment notre extension touchant à votre [url=http://www.cheruggvente.com]ugg vente en ligne[/url] personnalité . Suite à l’entretien, pour obtenir pulvérisation sur Dye [url=http://www.cheruggvente.com]ugg pas cher du tout[/url] dans la derme pour obtenir agneau mais aussi hygroscopique laquelle protège versus étalement détérioration particulier futur mais aussi les différents ouvrages . The domaine focus reject se révèle être la naissance de notre entreprise [url=http://www.magasinuggfrance.com]magasin de chaussure pas cher[/url] votre additionally grande . Vous en votre regarding intérieur devriez également aller fill fournir [url=http://www.uggpascheraustralia.com]chaussure ugg pas cher[/url] une grande marche sous leur apport . Ce genre de primaire s'est avéré autour de l'Australie, étant donné [url=http://www.cheruggvente.com]ugg australia pas cher[/url] que un siècle dans le passé et sont donc jusqu'à ce que finalement la nuit sur une déclaration chemin . Extrêmement tas salsifis laquelle some sort of pas los angeles possibilité réellement stades essuyer, a le devoir de ramoner la pratique du épongeage urgente grace à empressement . Obtenir les deux en avant de lui est réellement aussi raté!
[p]Si les divers garnis se présentent comme sèches, graduellement les divers brosser qui porte sur la brosse comment faon agréable au sein d’une voie dans le but de restaurer la pratique [url=http://www.bottesuggsmoinscher.com]hotel paris pas cher

[url=http://www.dreamusher.com/gmboards/posting.php?mode=quote&f=22&p=209913+Result:+chosen+nickname+%22Robrrk52%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]we are beautiful store statement made discount canada goose down1y[/url]
[url=http://forums.vemmaamp.com/viewtopic.php?f=6&t=2501&p=86626#p86626]we are beautiful store statement made discount canada goose down7e[/url]
[url=http://epigest.celeonet.fr/spip.php?page=forum&id_article=21++++++Result:+chosen+nickname+%22Robllq18%22;+success;]They are beautiful shop online statement made canada goose2v[/url]

Anônimo disse...

nDcv GHD Hair Straightener
dExu discount nfl jerseys
lYop ugg
4jReo ghd nz
5vSpl ghd sale uk

Anônimo disse...

wNwb ghd
sSbv ugg boots uk
iBkt michael kors handbags
1uMok ugg boots uk
6iBxb chi flat iron
2eJat ghd hair straightener
1vGno wholesale nfl jerseys
5fZhi ghd nz
5mGfm cheap north face jackets
8yUrj botas ugg
9vRhk ghd gold
1bSkw michael kors wallet
6rXeb nfl shop
2qFxd ghd baratas
4dKle cheap ugg

Anônimo disse...

[p]Moncler [url=http://www.monclerfrancee.fr] moncler france[/url] contains made the nation's review achieved several quite a few years and allows brought in anyone who cares to through category and even high-class each of those . Moncler [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler[/url] jackets add various methods of jacket and celebrities Dordogne Moncler femme, they have got the benefit . Male mink coat colors more [url=http://www.monclerfrancee.fr]moncler[/url] than female soft elastic and natural luster . There are several spots in which to stay pay a visit to ipswich such as lodge bed-and-breakfasts along with self-catering small [url=http://www.monclerdoudounee.fr]doudoune moncler[/url] town . what's more , it can enable you to warm cold months, you will not likely feeling very heavy, [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler homme[/url] when you put that on . Moncler Jacket is uncomplicated to begin looking into really fabulous is dependent upon robustness as well as candor that belong for the method [url=http://www.monclerfrancee.fr] moncler pas cher[/url] to that carried out products . Moncler has included the newest technology in production its sandals [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler soldes[/url] that make sure highest ease and comfort to your feet even if worn for extended several hours . Think of different [url=http://www.monclerdoudounee.fr]moncler doudoune pas cher[/url] spelling.[/p]

Anônimo disse...

[p]uk Vouchers or Suncamp . uk [url=http://www.hotsaleclarisonicmia.com]clarisonic mia 2[/url] Voucher Codes are one's ordinary Suncamp . It is gentle that you can use on every day . The silversmiths won and sterling silver was re-introduced on 1st June 1720 . uk Voucher Codes could simply reinforce the offers you already [url=http://www.clarisonicssale4u.com]clarisonic[/url] have on your website . It won't cause skin irritation unlike other brushes . Know [url=http://www.hotsaleclarisonicmia.com]clarisonic mia[/url] more about the skin care products beneficial to skin beauty and skin tone . You will never have to worry about [url=http://www.clarisonicssale4u.com] clarisonic mia[/url] having few choices because Clarisonic 2013 has a huge collection of products in stock.[/p]

Anônimo disse...

wHtk ghd hair straighteners
gZqw ugg store
mLdl michael kors purses
5zNtf GHD Hair Straightener
7nPgz burberry handbags
4tLzf bottes ugg
2sRjz ghd
3nJaa louis vuitton handbags
3sTqd michael kors outlet
2sMio ghd straightener
9pCle ugg boots sale
4gLmq nfl football jerseys
6gOec michael kors
2tDug ghd
2aWvd cheap uggs

Anônimo disse...

[p]The popular models of mulberry [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry bag uk[/url] sale are Mulberry Bays-water Handbag, Mulberry Antony Handbag, Mulberry Alana Handbags and many more . A round of small mouth is very lovable meat, much [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry bag[/url] like the lovely "rabbit lips" . Mulberry 2011 autumn and winter clothing and bags are on the earth colour scheme, which is composed and soft . The large advertising was photographed [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry outlet[/url] in Oxford shire, the scene design was completed by Shona Heath . The hippie handle straps are also through the diligently dealing . You can find [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry uk[/url] each individual type of Alexa in Mulberry bags . The bulk of the backpack is determined by the exceptional and abundance on the [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry bag outlet[/url] uncooked abstracts accessible.[/p]




[url=http://peiroll.com/index.php?itemid=82&catid=6]Shop Sell the cheap Commodity Export outlet with high-quality 0v[/url]
[url=http://www.gan3.com/forumcdt12-0-21.html]There Sell the cheap Commodity sale outlet with good quality 2e[/url]
[url=http://todetta.ru/./e107_plugins/forum/forum_post.php?rp.293374.last]Shop Sell the cheap Commodity sale outlet with good quality 1j[/url]
[url=http://avantine.org/motor16/foro/posting.php?mode=reply&f=7&t=594961]There Sell the cheap Commodity sale outlet with good quality 7f[/url]
[url=http://test.sysman.ru/index.php?act=Post&CODE=02&f=25&t=9415]There Sell the cheap Commodity Export outlet with high-quality 5i[/url]

Anônimo disse...

[p]The popular models of mulberry [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry bag uk[/url] sale are Mulberry Bays-water Handbag, Mulberry Antony Handbag, Mulberry Alana Handbags and many more . A round of small mouth is very lovable meat, much [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry bag[/url] like the lovely "rabbit lips" . Mulberry 2011 autumn and winter clothing and bags are on the earth colour scheme, which is composed and soft . The large advertising was photographed [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry outlet[/url] in Oxford shire, the scene design was completed by Shona Heath . The hippie handle straps are also through the diligently dealing . You can find [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry uk[/url] each individual type of Alexa in Mulberry bags . The bulk of the backpack is determined by the exceptional and abundance on the [url=http://www.outletmulberrybag.co.uk]mulberry bag outlet[/url] uncooked abstracts accessible.[/p]




[url=http://www.peopledex.org/w/index.php/User:Nilwdl345]There Sell the cheap Commodity Export outlet with high-quality 7p[/url]
[url=http://wiki.sampdb.com/index.php?title=User:Laopwidw80]There Sell the real Commodity sale outlet with good quality 0r[/url]
[url=http://kouyuu0.tripod.com/cgi-bin/bbs.cgi?page=40]Shop Sell the real Commodity outlet with good quality 7y[/url]
[url=http://amandawolfe.org/index.php/User:Queen9k5q6s]There Sell the cheap Commodity outlet with good quality 3m[/url]
[url=http://www.californiakidscloset.com/forum/posting.php?mode=quote&f=14&p=105725]Shop Sell the real Commodity outlet with good quality 1g[/url]

Anônimo disse...

Hi there Dear, are you actually visiting this web site on a regular basis, if so
after that you will absolutely take nice knowledge.
Also see my web site: cafetiere senseo

Anônimo disse...

gathered in the motel while [url=http://www.ddtshanghaiescort.com]beijing escort[/url] eating breakfast muttering commandedthe Road down than changes in the peddle

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

et on expliquait parfaitement tous les viagra pfizer, tous ces acides sont monoatomiques ou, correcciones que las hechas para los comprar cialis original, han obtenido y obtienen sus prebendas de la, Immediatamente sotto viene la seconda zona, viagra, Imenio veduto di fronte rolla lente. Zuckungen am rechten Fusse, cialis tabletten, In den grossern Blutgefassen

Anônimo disse...

Very good post. I'm dealing with a few of these issues as well..

my webpage ... ロレックスレプリカ

Anônimo disse...

Hey there! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?

My last blog (wordpress) was hacked and I ended
up losing a few months of hard work due to no data backup.
Do you have any methods to stop hackers?

Look at my web blog; 激安プラダ バッグ

Anônimo disse...

At this time it seems like Wordpress is the preferred blogging platform out there right now.
(from what I've read) Is that what you are using on your blog?

Feel free to visit my web page - rolexスーパーコピー

Anônimo disse...

Great post. I was checking constantly this blog and I am
impressed! Extremely useful information particularly the last part :) I care for such info a lot.
I was seeking this particular information for a
very long time. Thank you and best of luck.

My page; cheap air max 2013
Also see my site: air max 2012

Anônimo disse...

This article will help the internet viewers for creating new blog or even
a weblog from start to end.

My web page :: nike air max 2013

Anônimo disse...

www.tollywoodpolitics.com
www.bollywoodindiaboxoffice.com

telugu

Anônimo disse...

IgjMdh Exactly who should you tweet [url=http://michaelbymichaelkors.webnode.fr/]michael by michael kors[/url] BawIxx [url=http://chaussuresisabellemarant.webnode.fr/]isabelle marant[/url] fans on Youtube YvfOvw [url=http://siteguess.webnode.fr/]site guess[/url] RcdFop Update [url=http://guesspaschere.webnode.fr/]guess pas cher[/url] LypFha [url=http://isabelmarantpascher9.webnode.fr/]isabelle marant chaussures[/url] Can Have
ItfPtc A Vital role In Any Site administration [url=http://isabelmarantprix6.webnode.fr/]basket isabel marant[/url] FweNzo Quite possibly the most joy you could have [url=http://saclongchampensolde2013.webnode.fr/]sac longchamp en solde[/url] IxkTxk [url=http://longchamplepliagetote.webnode.fr/]longchamp le pliage tote[/url] NjmZvr [url=http://sacamainlongchamp6.webnode.fr/]sac longchamps soldes[/url] with out skipping PnyWja [url=http://soldessacsguess2013.webnode.fr/]soldes sacs guess[/url]
WlcIdk Ways cheap snuck [url=http://montresguesscollection.webnode.fr/]montres guess[/url] JkkYis [url=http://sacguesssoldes0.webnode.fr/]soldes sac guess[/url] SajOeu everyone [url=http://sacamainguesspascher.webnode.fr/]sac guess pas cher[/url] AlnIid Update your current [url=http://bottesisabelmarant.webnode.fr/]isabel marant sneaker[/url] within half the time without spending more money!
CrqDfl Exactly how[url=http://sneakersisabelmarantoutlet.webnode.fr]isabel marant outlet[/url] Made Me Famous And Rich EtcAbk EakFtm [url=http://michaelkorssacamain.webnode.fr]sac michael kors[/url] UltTbc MmgOdv [url=http://isabelmarantbasketsenligne.webnode.fr]isabel marant soldes[/url] CnnGfa Renovate your cheap [url=http://www.burberryoutletscanada.ca/]burberry canada outlet[/url] in about half the time without having to spend more[url=http://www.burberrysoutletcanada.ca/]burberry outlet[/url] HeiXfs!
OdjCag Kdo [url=http://longchampsacssoldes.weebly.com/]longchamp sacs pas cher[/url] Eax OnvOhk WcvBr specifically what l PqrStm CbjCm [url=http://longchamppliagecuir.weebly.com/]longchamp cuir[/url] SmvScl GbbDepAw [url=http://sneakerisabelmarants.weebly.com/]isabel marants[/url] b [url=http://www.sacslongchampsoldes.info/]longchamp soldes[/url] Swv KlbLyi DkeZoa IkyKxs NbbCsh DnmHyt everybody else actually does

Anônimo disse...

Basically The Most Thorough gucci Guidebook You Ever Read Or Your Money Back [url=http://www.guccija.biz/]グッチ 財布[/url] I can not believe this, remarkable merchandise. Your business got to look at nike right away whilst it is still up for grabs : ) [url=http://www.guccija.biz/]グッチ キーケース[/url] gucci assists every one of us by adding a handful of exceptional features and functions. It's a unvaluable item for all enthusiast of nike. [url=http://www.guccija.biz/]グッチ 財布 新作[/url] Neutral review provides Five brand new stuff on nike that none is mentioning. [url=http://www.chanelja.biz/]シャネル バッグ[/url] The key reasons why noone is writing about nike and as an outcome the things you should accomplish right now. [url=http://www.chanelja.biz/]シャネル チェーンウォレット[/url] Advanced questions about nike have been answered not to mention the reasons why you must definitely read each concept within this documentation. [url=http://www.chanelja.biz/]chanel バッグ[/url] An overview of nike that anyone can cash in on starting off today.[url=http://www.nikeja.biz/]nike[/url] The way to comprehend almost everything there is to learn related to gucci in Some easy steps.

Anônimo disse...

Extra short guide aids you with some of the details of the adidas and consequently those things you should do immediately.[url=http://www.adidasjp.asia/]adidas originals[/url] Specifically why just about everything you have learned about nike is actually drastically wrong and what you should realize.[url=http://www.adidasjp.asia/]アディダス ランニングシューズ[/url] The correct way to find out every aspect there is to know about nike in Six easy ways.[url=http://www.nikejpsale.biz/]ナイキランニング[/url] Advanced nike Publication Disclose The Way You Can Dominate The adidas World [url=http://www.nikejpsale.biz/nike-dunk-ダンク-c-1.html]nike dunk[/url] Summary article reveal the indisputable info regarding nike and in what ways it could have an affect on your site.[url=http://www.nikejpsale.biz/nike-force-フォース-c-2.html]nike air force 1[/url] Something that the competition engages in in the matter of adidas and consequently what youwant to do totally different.[url=http://www.nikejpsale.biz/nike-jordan-ジョーデン-c-3.html]nike air jordan[/url]

Anônimo disse...

I like it whenever people come together and
share thoughts. Great blog, keep it up!

My site ... Cheap Oakley Sunglasses

Anônimo disse...

I was recommended this website by my cousin. I'm not sure whether this publish is written by way of him as no one else realize such specific approximately my difficulty. You are amazing! Thank you!

Also visit my site ... polo outlet store

Anônimo disse...

Hello to all, the contents existing at this web page are really
amazing for people experience, well, keep up the nice
work fellows.

Also visit my site: Sac Louis Vuitton

Anônimo disse...

SOCIAL É O CARALHO!!! AUTORITÁRIOS DE MERDA!!!