
comemorar é não ser corinthiana
Enquanto o Corinthians lutava para não ser rebaixado, fiquei um pouco vesgo tentando acompanhar o jogo na TV ao mesmo tempo em que via a revanche do Celtics contra o Cavs no computador. Como bom são paulino, campeão brasileiro com tanta antecedência que se fosse joguinho de 21 no basquete o São Paulo teria extrapolado em pontos e voltaria pra 11, pude me dar ao luxo de parar às vezes de ver a torcida do Corinthians chorando pra ver o duelo em Boston.
Há um tempo atrás eu disse que o Cavs sem o LeBron seria, facilmente, o pior time da NBA. Com isso em mente, assisti o jogo para ver se isso era verdade na prática e para ver (com a mesma dúvida que o Denis nesse post aqui) quais jogadas o Cavs faz sem sua estrela, para quem vai a bola nos segundos finais.
O LeBron, com o dedo torcido, até poderia ter jogado. Se ele estivesse incapacitado e colocassem ele sentado perto do garrafão, aliás, ele ainda poderia ter jogado sem nem se levantar. Mas a equipe técnica achou melhor deixar o LeBron mostrar o terno novo e poupar o garoto para jogos que não sejam contra três futuros Hall da Fama.
Tanto para os fãs do Celtics (que acreditam num campeonato fácil como foi o do São Paulo) quanto para os fãs do Cavs (que acham que sem o LeBron o time vai sofrer como o Corinthians) o jogo foi surpreendente. Como assim o time está calmo, girando bem a bola, trocando passes rápidos, tendo um jogo de garrafão? Só me certifiquei de que estava mesmo assistindo um jogo do Cavs quando o Damon Jones errou um arremesso.
A defesa do Cavs, que sempre foi o ponto forte, atormentou a vida do Celtics num nível absurdo. O ataque fluia e as bolas caiam para o lado do time de Cleveland. Mesmo sem LeBron a equipe manteve o controle do jogo pela maior parte do primeiro tempo com grandes atuações no garrafão de Gooden e Ilgauskas. Esfreguei meus olhos várias vezes, guardei a cachaça e prometi que ia parar com isso. Me preocupei pelo Celtics, pelos seus fãs duendes, pelas bexigas verdes que já devem estar sendo compradas para o dia da Final do Leste, pelos anéis que já estão no correio. Se o time de Boston sofre tanto assim com defesas bem executadas e passa longos períodos de tempo sem conseguir fazer o ataque fluir, será que estamos superestimando os Super-Amigos?
Aí enquanto eu dava uma espiada no Goiás perdendo mais pênaltis do que o Duncan já contou de piadas na vida, o Boston fez um 18 a 4 no placar em um punhado de minutos e fechou o primeiro tempo vencendo por 4. Daí pra frente foi um passeio verde, o Cavs se desesperou, o Damon Jones provou que é o melhor arremessador do mundo acertando uma bola de 3 (e errando outras 5!) e não teve pra ninguém.
O Celtics pode passar por uns sofocos, pode ser meio desorganizado e se apagar às vezes, mas é talento demais junto para que times medianos ou fracos possam aguentar. A dúvida continua sendo a mesma: o que vai acontecer quando o Celtics apagar contra o Spurs ou o Suns, por exemplo, em 7 jogos nos playoffs?
Já pelo lado do Cavs, é justamente o contrário. Eles podem até se organizar às vezes e jogar com uma rara inteligência, mas é talento de menos para durar assim por muito tempo. Sem o LeBron, o Cavs estaria condenado a só vencer o Bulls.
Um lado positivo da partida, vale constar, é que o Dwayne Jones pegou 10 rebotes (6 ofensivos) com mais 6 pontos e 2 tocos em apenas 18 minutos. Nunca teve muitas chances na carreira mas pode anotar aí: ele vai ser o ganhador do Troféu Cabeleira para o melhor sucessor de Varejão. Que, por sua vez, ganhou o Troféu Família Gorda como melhor sucessor de Latrell Sprewell. Lembram que o Spree nunca mais conseguiu um emprego depois de dizer que precisava de um contrato alguns milhõezinhos maior porque precisava "comprar o leite das crianças"? Ele deve ter uns 5 filhos do tamanho do Eddy Curry em casa...
6 comentários:
"o que vai acontecer quando o Celtics apagar contra o Spurs ou o Suns, por exemplo, em 7 jogos nos playoffs?"
Contra o Spurs não vai acontecer nada. Afinal, a temporada dos texanos foi por água abaixo após o chato do Duncan se machucar. Provavelmente vão aos playoffs, mas duvido que passem da primeira rodada sem Duncan.
Respeito e muito a história do Duncan no Spurs e tudo o que ele já fez na NBA, obviamente lamento pela provável contusão séria, mas talvez agora seja um pouco mais legal ver jogos do Spurs. Até por quê é impossível ficar mais chato.
Ps.: Vocês viram o vídeo da contusão do Duncan? Eu tive vontade de jogar uma pedra no monitor ao assistir as imagens. O Duncan deitou na quadra, colocou a mão no joelho e ficou lá parado, com aquela expressão de nada que ele tem. O cara fodeu os ligamentos do joelho, devia estar doendo pra caralho, não gritou e nem fez expressão nenhuma de dor. PQP, que cara mais chato!!!
Isso se chama hombridade, meu rapaz! Melhor que gritar feito mulherzinha! Reprima sua dor, seu sentimento e seja homem para suportar e ir para a sala de operações como se nada estivesse acontecendo! hahahahahaha!
Isso mostra que da a chatisse do Duncan não é mera coincidência! Ele nasceu assim para que outras pessoas possam fazer piadas e se divertir com isso.
Eu realmente espero ver o Spurs nos Playoffs, mas forte. É o jogador chave da equipe e o tio Greg vai ter que achar outra solução para esse time que depende muito do "cara de concha", mesmo quando ele nem encosta na bola.
Mas a lamentação maior vai ser o confronto do Celtics com o Spurs sem o Duncan para duelar com um Garnett munido de boas outras opções de ataque...
Calma, galera...
Também acho que os Celtics estão sobrando no Leste, mas não dá para ter como certo que chegam às finais da liga.
Finda a mania inicial de ficarem todos esperando pela primeira contusão no Big 3, agora só se vê gente especulando coisas como "quero ver os Celtics numa melhor de 7 com Spurs, Suns, Mavs, etc".
Playoffs são playoffs. O caminho não será fácil.
Os Cavs têm LeBron, Detroit pode subir ao longo da regular season, Orlando está se insinuando...
Não dá para ter favas contadas na NBA com tanta antecedência.
É, vai ser um saco se Spurs pegar o Celtics sem o Duncan. E o confronto entre o basquetebol-bailarino e o basquetebol de resultados? Tá, teve confrontos contra os Suns, mas aí o basquetebol de resultados ganhou. O basquetebol-arte merece outra chance.
Viva o basquetebol maroto, moleque!
Apesar de eu torcer pro Spurs...
Peraí gente, por enquanto não tá confirmado nada de realmente grave com o Duncan. Parece que foi só a pancada mesmo, o Popovich deu entrevista ontem aliviado dizendo que provavelmente o Duncan vai ficar só uns dias fora mas que só terá certeza mesmo depois do exame de hoje. Por enquanto, ele apenas torceu o pé esquerdo e bateu o joelho direito. E deu um bocejo.
Postar um comentário