quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pra acompanhar a Olimpíada

Fingir contusões é um bom modo de assistir às Olimpíadas


Maldita seja a China. Não pelo comunismo, pela poluição que inviabilizará quebras de recordes ou pelos churrasquinhos de carne de cachorro ao invés dos nossos tradicionais churrasquinhos de gato. Maldita seja a China simplesmente por causa da porcaria do fuso horário. No basquete, especificamente, o primeiro jogo de cada dia começa às 22h e o último jogo começa às 11h15 do dia seguinte. Na prática são mais de 12 horas seguidas de basquete, então vamos começar sendo sinceros e admitindo a derrota: não vai dar pra assistir tudo.

É bastante claro que todo fã de basquete será obrigado a selecionar os jogos mais importantes para acompanhar. Os que acontecem de madrugada são mais fáceis de assistir, levando em consideração que você também considere o ato de dormir muito superestimado - e não seja guarda noturno ou porteiro de boate. Ficar um ou outro dia sem dormir é até tranquilo para quem está acostumado a assistir aos playoffs da NBA. Aliás, as dicas que o Denis escreveu na época sobre como aproveitar os jogos dos playoffs ainda são muito úteis.

Durante as Olimpíadas, o truque vai ser saber programar o despertador. Cada segundo dormido é valioso. O objetivo é sair do trabalho ou faculdade o mais rápido possível, chegar em casa e dormir imediatamente. O despertador te acorda para ver algum jogo e aí, caso haja algum jogo menos importante depois, basta voltar a dormir e acordar outra vez no próximo grande jogo. Especialistas dizem que a primeira hora de sono é a mais importante para o corpo, ou seja, é melhor ir dormindo horinhas picadas durante o dia do que passar 30 horas acordado e depois ibernar por uma semana para tentar compensar. Isso também significa que você deve tirar chochilos de uma hora no ônibus ou no banheiro de sua escola ou trabalho.

Passado o obstáculo da madrugada, sabendo usar bem a arte milenar dos cochilos entrecortados, o problema real passa a ser a manhã seguinte. A maior parte dos mamíferos bípedes estuda ou trabalha cedo, o que em geral estraga dois jogos por dia: o das 9h e o das 11h15. Para os que madrugam porque moram no cu do Judas, os jogos das 5h45 também ficam comprometidos, nem que seja apenas um pedaço. Ou seja, uma merda.

Existem apenas algumas soluções possíveis, porém todas parciais. Se você não morar sozinho, ou então tiver um gorila treinado, pode dar um jeito de gravar os jogos desses horários naquele aparelho arcaico do século passado, o tal do videocassete. Para os mais moderninhos, sintonizadores de TV digital para computadores também podem gravar os jogos, mas não há nenhuma garantia de que as televisões disponíveis passem aquele jogo da Croácia que você tanto estava querendo ver. Isso também é um problema pra quem tem televisão no trabalho, já que todo mundo vai estar empolgado querendo ver o salto da Daniele Hypólito e você não vai ter como assistir aos Estados Unidos pegando a Argentina.

Outro modo, mais ousado, é assistir aos jogos em tevisões online. Isso é só para quem trabalha na frente do computador e tem o culhão necessário para assistir às partidas na miúda, tentando fazer o chefe não perceber. Essa é a tática que eu pretendo usar às vezes, por exemplo, e conforme for me especializando nessa prática posso passar algumas dicas adicionais. A idéia é tentar arrumar links para os principais jogos e ir disponibilizando no nosso chat Bola Presa para quem aceitar o desafio de ver as partidas em horário comercial. Até porque muitas das partidas bacanudas não devem passar na TV aberta e, como nem todo mundo tem TV por assinatura, o jeito vai ser apelar para o nosso chat e algumas televisões chinesas. Todos os meus anos assistindo canais chineses para ver o Yao Ming e o Houston jogar foram apenas um treino para a Olimpíada que nos aguarda.

Por enquanto estou otimista e acho que será possível assistir a todos os principais jogos. Mas é claro que também será necessário um último recurso: faltar. Trabalho e estudo são completamente secundários no mundo, Olimpíada é uma coisa global sobre a união dos povos. Não será difícil dar um discurso inflamado e apaixonado para seu chefe ou professor sobre como os esportes acabam com as guerras, como presenciar os Jogos Olímpicos é uma janela para o que há de mais puro no coração dos homens e que, portanto, você terá que faltar numa sexta-feira. Para os que não estão com as habilidades oratórias tão em dia, há sempre a desculpa do "minha vó está doente" ou "meu cachorro comeu minha chave", sem esquecer das variantes "meu cachorro está doente" e "minha vó comeu minha chave". Tudo porque na sexta-feira, dia 22, você não poderá correr o risco de perder as semi-finais do basquete e vai ter que ficar em casa. Talvez seu chefe até leve numa boa, principalmente se você disser que vai ficar em casa para acompanhar um esporte maluco. Durante as Olimpíadas, pega bem ser "exótico", e se você falar que o amor secreto da sua vida é o pentatlo moderno ou o pólo aquático, por exemplo, inclusive dizendo que tem um blog sobre o assunto, é bem capaz que deixem você ficar em casa. Para tornar a mentira mais poderosa, entre numa comunidade desse esporte no teu Orkut.

Mas não se esqueça, se você der uma desculpa esfarrapada, não vá aparecer no dia seguinte comentando a enterrada do LeBron James na cabeça de alguém, tem que fingir que você nem acompanha basquete porque o Brasil não se classificou pra essa merda de campeonatinho sem graça.

Vale lembrar também que o basquete masculino acontece com intervalos de um dia, sendo intercalado pelo basquete feminino. Então, se você não fizer questão de ver as mulheres porque não tem enterrada, a tarefa de aguentar o pique será mais fácil. Mas eu recomendo ver os jogos das mulé, até porque o Brasil está na brincadeira e o gostinho é sempre diferente por isso, né?

Para você que pretende se dedicar ao basquete nas Olimpíadas, portanto, preparei uma listinha com os jogos mais importantes do masculino, além dos horários e dos dias em que as faltas são inevitáveis. Com isso deve ser possível acompanhar tudo sem maiores problemas, a não ser que você seja o Denis e tenha o voto de acompanhar todos os esportes das Olimpíadas de perto. Mas os truques que ele deve usar para acompanhar de badminton a esgrima é melhor a gente conhecer depois, numa outra hora. Então, vamos à lista:

Sábado, 9

Rússia X Irã (22h)
O jogo não é tão importante, mas é o primeiro e é num sábado, tem que ver pra matar a vontade.

Domingo, 10

Espanha X Grécia (3h30)
Lituânia X Argentina (5h45)
Dois grandes confrontos um depois do outro. Capriche no café.

Estados Unidos X China (11h15)
Dei sorte, é num domingo. Viva o Yao Ming contra seus coleguinhas de NBA!

Terça, 12

Grécia X Alemanha (3h30)
China X Espanha (5h45)
Argentina X Austrália (11h15)
Os três jogos são grandes estrelas (Dirk, Yao, Bogut) enfrentando grandes talentos coletivos.

Quarta, 13

Alemanha vs Espanha (22h)
Dirk contra Gasol, legal mesmo com o alemão não tendo muitas chances.

Quinta, 14

Lituânia X Rússia (5h45)
Grande jogo, mas se você perder para ter pique para o jogo seguinte, não tem problema.

Estados Unidos X Grécia (9h)
O primeiro real desafio dos americanos, com resultado imprevisível. Falte no trabalho. Durma o resto do dia.

Sábado, 16

China X Alemanha (9h)
Como comentei num post anterior, deve ser o jogo que decide qual dos dois times vai à próxima fase.

Espanha X Estados Unidos (11h15)
Mais um desafio para os Estados Unidos que dessa vez, pra nossa sorte, cai num sábado.

Segunda, 18

Estados Unidos X Alemanha (9h)
Quantos milhares de pontos Nowitzki fará contra seus colegas de NBA e mesmo assim perderá por 80 pontos de diferença?

Argentina X Rússia (11h15)
Tem tudo para ser um bom jogo, vale até uma falta no trabalho se você tiver tara por russos nomeados Kirilenko.

Quarta, 20

4 jogos (3h30, 5h45, 9h, 11h15)
Quartas-de-final. Como você terá que faltar no trabalho nas semi-finais, logo adiante, talvez seja preciso dar outro jeito de ver esses jogos.

Sexta, 22

2 jogos (9h, 11h15)
Semi-finais. Que se dane o resto do mundo. Esses jogos são sagrados.

Domingo, 24

2 jogos (1h, 3h30)
Disputa de terceiro lugar e a grande final. Depois dá pra dormir até tarde no domingo e pronto, você finalmente poderá retornar para a vida comum. Até a temporada da NBA começar, é claro.

Se eu esqueci de algum jogo ou se você tem alguma dica para assistir aos jogos ou dar desculpa no trabalho, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários. Afinal, temos todos que nos unir contra o fuso horário!

11 comentários:

Victor Moraes disse...

Já está virando praxe eu ser o primeiro a comentar... hahahahaha
Acho que é pq eu sou vagabundo e estou aqui de madrugada sedento por algo que me ocupe mesmo que seja por 10 minutos.

Eu como sou vagabundo, vou poder acompanhar o jogo que quiser na hora que quiser, pretendo arrumar emprego só após o fim das Olimpiadas! hahahahaha... Pedir demissão ou abandonar a escola podem ser alternativas para acompanhar as olimpiadas, mas sejam rápidos pq já começa sexta.

Outra dica... No centro de São Paulo é muito fácil conseguir atestados médicos falsos por um valor bem razoável, compre alguns, fique em casa vendo as olimpiadas e retorne ao trabalho, engane seu chefe e ainda receba seu salário como se nada tivesse acontecido.

Anônimo disse...

Potz logo no primeiro jogo dos astros eu tenho q ir ao aniversário do meu irmão !!! aaahhh bendita festa !!!

... espero que passe os jogos on line, eu fico o dia todo em frente o comp.

Caio_SBC

Alexandre disse...

Estarei de férias até o dia 18 e a facu que se dane! Trabalho num site, vou ver tudo pela net só vou precisar de uns links

Danilo disse...

Dos links a gente cuida, Alexandre!

E só não falei dos atestados médicos falsos com medo do Bola Presa sair "misteriosamente" do ar, Victor.

Abraços!

Marcelo disse...

Não tem enterrada no feminino, Danilo? Fale isso na cara da Candace Parker! hehehe

Mailon disse...

Nos playoffs quase perdi a namorada, agora na olimpíada, alem de perde a namorada vo perde o trabalho e vo se reprovado na faculade... maldita seja a China!

Guilherme disse...

Em 2004 eu quase repeti a 8ª serie por causa dos jogos olimpicos e isso pq eu estudava de tarde xD
Graças a minha mae q trabalhava o dia todo eu ficava sozinho em ksa e nem ia pra escola ficava vendo olimpiada, q era bem mais dahora

E nesses jogos vai ser melhor ainda ja q tem uns 300 canais q vao passar as olimpiadas na tv a cabo.

Mas o fuso horario é osso msm...
Fazer oq sorte de quem é vagabundo...

Benjamim disse...

Os posts tão muito longos...

Anônimo disse...

Eu adoro os post longos, é mais besteira pra eu ficar rindo huahauauuauah. Avó que engole a chave é um achado.
Sobre os horários e as dicas pra assistir os jogos, demais. Minha vida basketebolística seria em escala de cinza se não houvesse o Bola Presa.

Heverton Elias.

Denis disse...

Benjamin, recomendo o livro "A Montanha Mágica" de Thomas Mann.

Abraços!

Fiel disse...

hahaha ! Melhor que os posts so os comentarios ...

Porra, ta ficando chato, vcs vao achar que sou um puta puxa saco, mas nao sou nao, realmente um post mais bacana que o outro !

A ideia é mais ou menos essa mesmo, eu espero nao ter tanto trampo pra acompanhar alguns online e o esquema do despertador sera classico ! Como um amigo falou, o foda é a mulherada, minha esposa ja nao pode mais ouvir falar em NBA, agora as olimpiadas , o bom é que fatalmente ela estara dormindo !

abraços e bom jogos a todos