Doc Rivers está bem animado com o seu time
A mensagem era clara. O Celtics só enfrenta uma vez por temporada o Lakers em Los Angeles, eles só voltariam para lá se classificassem para a final da NBA. E o Doc Rivers confiava que ela seria contra o Los Angeles Lakers, ou pelo menos não contou dos envelopes de dinheiro que deixou em Phoenix, Dallas ou San Antonio. Depois de algum tempo Rivers disse que fez aquilo só para impressionar e motivar seus jogadores, que passavam por dificuldades durante a temporada regular, mas que não acreditava que o dinheiro estaria lá depois de tanto tempo. "Achei que alguém iria encontrar o envelope quando fosse trocar uma lâmpada ou algo do tipo". Aqui tem o vídeo dele mostrando onde estava a grana.
Óbvio que não foi só isso, mas a motivação deu certo e os jogadores (exceto o pobre Eddie House, que foi trocado para o Knicks depois daquele jogo) receberam seu dinheiro de volta, eles estão na final da NBA. É mais um exemplo do que parece ser o grande talento do Doc Rivers, motivação.
Já discutimos aqui como parece ridículo quando comparam os trechos de áudio do Phil Jackson com o do Doc Rivers. De um lado é um dando instruções técnicas e táticas, do outro é gritaria cheia de "Vamo lá, a gente pode fazer isso". Um parecia um técnico e o outro um palestrante motivacional. Em 2008 já parecia assim e deu certo, mas não deixava de ser ridículo.
Um time não é feito só de motivação, mas o Celtics parece saber disso e não deixa toda a responsabilidade nas mãos do limitado Doc Rivers, é tudo bem dividido. Desde que o Big 3 se juntou é bem comum ver o Kevin Garnett falando sem parar em pedidos de tempo e mais recorrente ainda ver os jogadores mais experientes dando conselhos aos mais novos. Não tenho dúvida de que a evolução do Rondo de 2008 para o de 2010 tenha tido muito a ver com as horas de sermão e conselhos que ele ouviu de Sam Cassell, Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnett. E é mais claro ainda ver a relação do Garnett com os seus companheiros de garrafão Kendrick Perkins e Glen Davis, os dois estão obedecendo e tomando broncas do KG o tempo todo e ambos evoluíram muito de dois anos pra cá. Tá bom que vez ou outra um deles chora com a gritaria, mas aprendem com isso da mesma forma.
Também existe a ajuda dos assistentes técnicos. Quem ganhou destaque nas últimas semanas foi Tom Thibodeau, que acertou ontem com o Chicago Bulls e irá assumir o time do Derrick Rose assim que a final for encerrada. Como disse bem o Danilo em um post da semana passada, ele foi o grande responsável por montar o sistema defensivo do Celtics que funciona tão bem há tanto tempo.
Com um time experiente, jogadores que se ajudam e bons assistentes, acaba não sendo tão ruim ter um técnico limitado mas que sabe motivar seus jogadores. Quer dizer, não acho que daria certo com qualquer time, mas dá certo com esse elenco que o Doc Rivers tem em mãos. Caras como o Paul Pierce, Kevin Garnett, Nate Robinson e Glen Davis são jogadores muito emotivos, que tem sua qualidade de jogo muito diretamente ligado à situação emocional do jogo, à rivalidade com o adversário, a provocações. O Paul Pierce em especial é aquele típico jogador à lá Dwyane Wade que basta tomar uma falta mais dura para entrar no jogo e começar a fazer a diferença.
O Garnett não é muito diferente e ele acaba de ganhar um combustível extra para o jogo 2. Olha o que o Pau Gasol disse após o primeiro jogo da final onde dominou o Garnett:
"Kevin Garnett perdeu um pouco da sua explosão física desde 2008. Agora ele é mais um arremessador. Antes ele tinha um primeiro passo muito, muito rápido e assim chegava mais na cesta, ele era mais agressivo. O tempo passa e todos nós sofremos com isso de uma maneira ou outra, mas ele ainda é um jogador espetacular, um competidor e vai vir com tudo no próximo jogo, pode contar com isso."
Graças à uma imprensa bem simpática, especialmente a de Boston, o depoimento chegou aos ouvidos do Garnett apenas como "Ele perdeu a explosão, não é mais o mesmo de antes".
O que causou um depoimento do Glen Davis que mostra bem a personalidade do KG:
"Ele não deveria ter dito aquilo. Vamos ver o que acontece, eu conheço o Kevin e estou convivendo com ele há 3 anos. Ele não foge de nenhum confronto, desejo boa sorte para o Pau Gasol".
Ui, que meda! Mas pior que acho que o Big Baby não falou isso pra assustar, acho que falou porque realmente acredita que o Garnett vai vir babando sangue como se tivesse que vingar a morte da família pra cima do Lakers e do Gasol na partida de hoje. É só reler a frase do espanhol para ver que ele não disse nada de mais, elogiou o KG o tempo inteiro, mas a simples constatação de que o estilo de jogo do adversário mudou pode causar uma revolução nessa série. Eu estou curioso e um pouco assustado esperando como será a atuação do ala do Celtics esta noite.
Motivação extra não vai adiantar nada se o domínio do Lakers for tão grande como na última partida, mas o Celtics não é fraco como pareceu no primeiro jogo, aliás ter parecido um time tão inferior será outra motivação para os verdes no fim das contas. Eles são um grupo emocional e irão se aproveitar de qualquer coisa para igualar a série. Sejam essas coisas verdades, mentiras, frases distorcidas, tanto faz, pode mandar que o Doc Rivers, futuro palestrante empresarial, transforma em motivação.
10 comentários:
Os tempos do Doc Rivers parecem muito com os do Bernardinho, que só falta ameaçar a mãe dos jogadores...
Q garra esse time do Celtics tem...jogo incrivel hj...e o Rondo eim?!?!?!?! Q q isso joga d+, Gasol tbm ta espetacular, mais hj me pareceu muito nervoso.
O KG parece q não reagiu msm com a declaração do Gasol, jogou mal, mas o coletivo do celtics compenso a atuação fraca dele.
cara... o rondo jogo demais...
foi o lider em rebotes e em assistencia, fora q foi o segundo maior pontudador do celtics...
o cara é insano
ah, outra coisa...
lakers, não usem + esse uniforme branco, é ridículo, e não tem nada haver ( ou seria "a ver"???? me tirem essa dúvida) com vcs.
Uniforme do Lakers em casa é Amarelo! esse branco parece camisa pirata.
Já vi caras dizendo que torcem pro Lakers por ser um dos poucos times ( se não é o unico) que não usa uniforme branco em casa.
Ai vcs pegam, e usam esse uniforme Horroroso na FINAL DA NBA!
Deveriam perder só por isso, heheheh
Quero ver agora algum torcedor do Celtics reclamar da arbitragem...
O jogo foi sensacional, mas acho que os juizes estragaram o espetáculo e influenciaram no resultado do jogo.
Digo isso pq o Lakers foi obrigado a jogar metade do quarto decisivo com o Kobe no banco por causa de faltas, sendo que pelo menos 2 faltas dele são bem discutiveis...
(Deixando bem claro que a arbitragem foi ruim para ambos os lados, marcando faltas inexistentes, mas pesou mais pro Lakers no final)
Agora o Celtics fica favorito de vez, forçando o Lakers a vencer pelo menos um jogo em Boston pra ter a chance de voltar a jogar em casa...
Poxa gustavo, o uniforme branco é lindo, sempre da sorte.
o problema é que o rondo e o allen nem viram a cor de nenhum uniforme na frente.
garnett2010 overrated, kkkkkkkk
Os Lakers sempre jogaram os domingos com o uniforme branco. Kobe foi mal, não devia ter feito tantas faltas. Ponto positivo para o Lakers é o Bynum, jogou muito ontem, não só ofensivamente mas principalmente na defesa, com 7 tocos. Pelos Celtics Ray Allen cagado parece que a linha de lance livre dele é a dos 3, o Rondo jogou muito mesmo foi no ultimo quarto, em que pegou uns 5 rebotes ofensivos, deu toco decisivo, roubada de bola decisiva, um show. Garnett irreconhecível de novo e Pierce muito aquém do que sabe jogar.
Para mim Lakers vai vencer o jogo 3 com show do Kobe no segundo tempo, e to torcendo muito para essa série ir para 7 jogos. Imaginem o Lakers vencendo com buzzer-beater do Kobe no jogo 7, seria histórico.
gustavo o uniforme branco eh para jogos dentro de casa aos domingos e feriados...
Também acho o uniforme Branco muito filé. Ele só é usado pelo Lakers no Domingo quando joga em casa, é tipo um uniforme de gala. Me parece que Começou a ser utilizado na década de 00, até a década de 90 não tinha. Até então era só o marelo e o verdio.
Heverton Elias
não sabia desse lance dos domingos e feriados vlw galera...+ acho bem feinho.... abraços!
Postar um comentário