segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Full Moon e Mr.Catering

Não vou fazer uma piadinha dizendo que o Jamario Moon está
"voando para a lua" ou qualquer merda do tipo



Achou o título estranho? Acho que mais estranho é ver que Jamario Moon e Jose Calderon vêm sendo os dois melhores jogadores do Toronto Raptors na temporada. Sabemos da qualidade e do talento de Chris Bosh e cedo ou tarde ele vai voltar a jogar o que sabe, mas nessas primeiras semanas, tirando o jogo em que fez 41 pontos, Bosh não vem jogando tão bem e fazendo tanta diferença quanto os outros dois.
Calderon é reserva de TJ Ford mas pra mim é muito mais jogador. Quando vi o Ford pela primeira vez no Bucks eu me apaixonei por ele (não no sentido John Ameachi da coisa) e fiquei encantado em ver como ele era rápido, agressivo e tinha boa visão de jogo. Mas o fato é que agora, mesmo continuando rápido, ele está distribuindo menos a bola e arremessando demais, sendo que o seu jumper é justamente seu principal defeito. Calderon, pelo contrário, tem um jumper lindo e alto aproveitamento, não força jogadas e sempre toma as decisões certas. Nos três jogos em que Calderon começou como titular foram médias de 11.3 assistências e apenas 1 turnover em quase 40 minutos de jogo, números pra nenhum Nash botar defeito. Começo aqui a campanha para o Calderon ser titular e o TJ Ford reserva, mas de qualquer jeito acho que o Raptors tem a dupla mais completa de armadores da liga. Outros armadores são melhores que ambos, mas nenhum tem um reserva à altura (considerando que o Leandrinho é mais reserva do Bell que do Nash). O outro destaque, Jamario Moon, é um daqueles fenômenos que não conseguimos explicar. Como um cara desses passou sem que ninguém visse em universidades, treinos pré-draft e por centenas de olheiros?

Querendo apenas ir pra NBA, o cara desistiu depois de um mês de jogar numa universidade grande (provavelmente porque tinha livros demais) e foi para uma universidade menor, mais tranquila. Ficou um ano lá só para eleger-se para o draft, mas não foi escolhido. Com tantos extrangeiros sendo draftados todo ano e vários nem sequer chegando a jogar na NBA, será que ninguém percebeu o talento do Moon? Foram necessários 6 anos de ligas menores, All-Stars e prêmios de Melhor Jogador Defensivo para alguém resolver dar uma chance pro cara? Engraçado, basta ser um europeu gigante e completamente abobalhado que ninguém pensa duas vezes antes de draftar. E nem me faça começar a falar do Kwame Brown...

Agora, algumas semanas depois do começo da temporada, Moon está merecendo sua vaga de titular. Ele é um ala no estilão Josh Smith e Shawn Marion, muita velocidade, raça, defesa e jogadas legais. Ontem ele simplesmente matou o Bulls (que eu não previ como campeão do Leste, JURO!). Ele fez 15 pontos mas o que impressionou mais foi a defesa, vários roubos e tocos, incluindo um no Nocioni em um arremesso de 3 que foi de tirar o fôlego. Vale lembrar
mais uma vez que o Jamario Moon não é o único a vir do nada e brilhar na NBA. Temos inúmeros exemplos de jogadores não draftados brilhando por aí, como Ben Wallace, Brad Miller, Udonis Haslem e muitos outros. O que eu não lembro é de um que tenha se destacado tão cedo.

E, antes que me perguntem, já vou respondendo o que significa o apelido "Mr.Catering" do Jose Calderon: empresas de "catering" são as responsáveis por servir comida em festas e eventos, então é apenas um apelido chique pra não cair no cliché de chamar o armador espanhol simplesmente de "garçom".

Abaixo, um vídeo do Calderon chamando o Joey Graham mil vezes pra explicar uma jogada mas a anta não ouvia. Não é à toa que ficou sem espaço no time.


4 comentários:

Sbub disse...

A dupla de armadores é composta por um armador "1" titular e um reserva?

Denis disse...

Foi o que eu quis dizer. Chamei de armadores os Point Guards. Acho que me expressei mal...

Até gosto do Anthony Parker mas ele e o TJ estão longe de ser a melhor dupla de armadores da NBA né?

Danilo disse...

Cirurgia no tornozelo confirmada para o Jorge Garbajosa, ou seja, o Moon não vai perder sua vaga de titular tão cedo...

V. Giannini disse...

Pois é. Eu também gosto muito ver o Calderon jogar e acho que ele merecia a titularidade do Raptors. Ah, meu time no Fantasy também acha que ele merece a titularidade.

Mesmo como reserva do Raptors em todo boxscore que você entra pra ver lá está o Calderon com suas sete/oito assistências em uns 20 minutos de jogo. Como titular, acho que seria muito provável que ele tivesse médias superiores a 15 pontos e 10 assistências por jogo.